Por garantia de direitos, é tempo de renovação e união entre trabalhadores e sindicato
Trabalhadores e trabalhadoras,
Estamos passando por momentos difíceis. Além das várias movimentações de setores políticos e empresariais que, no fundo, visam desestabilizar o movimento sindical, os trabalhadores também sofrem constantes ataques aos seus direitos, conquistados em anos de lutas junto com os sindicatos.
Não temos como fazer e falar diferente, mais do que nunca é preciso de união para combater as forças que insistem em olhar para os trabalhadores como parte dos problemas do Brasil.
A classe trabalhadora merece mais respeito, porém o que estamos vendo é o contrário. Simplesmente por cobrar seus direitos, ela não recebe a devida atenção e, pior, para alguns empresários e políticos hoje o trabalhador é visto apenas como mais um custo, um número que dificulta a vida dos patrões.
Nós, do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação no Estado de São Paulo (Sintiapp), temos realizado um trabalho constante junto aos trabalhadores. Sempre que possível, mostramos alguns detalhes da realidade que nos cerca. Nosso objetivo é alertar o trabalhador ou trabalhadora para que fiquem atentos, conheçam seus direitos, se unam ao sindicato e fortaleçam a luta contra retirada de direitos.
Temos consciência da necessidade de esclarecimentos diários, pois são muitas as demandas e reivindicações não faltam. Cada trabalhador (a) vive uma realidade diferente nas empresas, e elas por sua vez, também têm suas particularidades.
Por isso, longe de generalizar e colocar todas em um mesmo nível, a diretoria do Sintiapp também tem se reunido com representantes das empresas. Buscamos dialogar, entender todos os lados, embora deixamos sempre claro que o sindicato tem o seu lado, a representatividade dos trabalhadores, pois legalmente este é o nosso papel.
Desde que assumimos a presidência do sindicato, nosso compromisso tem sido este: atender as reivindicações das categorias representadas por nós, sempre por meio das negociações e diálogo com patrões e trabalhadores.
Hoje, em meio a situação atual, é necessário reforçar que, quem faz o sindicato são os trabalhadores. Quem mantém o sindicato em atividade são os trabalhadores. A estrutura do sindicato só existe para atender os trabalhadores.
Desta forma, sem esta parceria e união é impossível avançar, mesmo com a maior disposição possível. Pensem nisso e até a próxima.
Atenciosamente
José Gonçalves da Silva
Presidente do Sintiapp
Rua Lauro Queiroz, 281
Vila Comercial Pres. Pruente / SP
© 2024 Sindicato da Alimentação. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Prudente Empresas