Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação de Presidente Prudente

Direto da Base

Sintiapp promove reunião com trabalhadores do frigorífico Palmali de Rancharia

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação de Presidente Prudente e Região(Sintiapp), Roberto Moreira e representantes da diretoria, promoveram na sexta-feira(12), reunião com os trabalhadores do frigorífico Palmali, de Rancharia(SP). No encontro, realizado no refeitório da empresa, foram discutidos vários temas, em especial a reforma trabalhista e sua relação com o dia a dia dos trabalhadores.
Moreira iniciou a conversa destacando a importância da Convenção Coletiva de Trabalho. Deu ênfase às conquistas dos trabalhadores ao lado do sindicato. Entre elas, falou do uso de uniformes e equipamentos de proteção individual que, no passado, além da não obrigatoriedade ou não cumprimento por parte das empresas, eram itens que os trabalhadores tinham que pagar por eles. Atualmente, eles integram a CCT e é obrigação das empresas fornecerem sem custo, tendo sido uma conquista da união entre sindicatos e trabalhadores.
Abordando a parte operacional da empresa e possíveis mudanças, o presidente citou a implantação do Banco de Horas, lembrando que ele não beneficia os trabalhadores e pode trazer grandes prejuízos. Esta medida não pode ser imposta pela empresa e deve ser aprovada em votação secreta pelos trabalhadores. “Mas se a empresa insistir, espero que o sindicato participe deste processo e façamos a votação. Caso contrário, tomaremos providências junto com os trabalhadores e esperamos contar com o apoio de vocês”, disse Moreira.
Sobre a possibilidade de a empresa exigir que os trabalhadores voltem a trabalhar aos sábados, o presidente foi bem claro ao dizer que não vai acontecer este retorno, pois é preciso pensar na qualidade de vida dos trabalhadores, principalmente das mulheres que têm jornadas triplas. “Não tem como a empresa voltar atrás, visando apenas lucro. É algo que trará muito desgaste aos trabalhadores e suas famílias. Isso já foi decidido em comum acordo e da parte do sindicato, a questão está fechada, os trabalhadores não voltam a trabalhar aos sábados”, afirmou.
Falando sobre a reforma trabalhista e as atividades ligadas ao sindicato, Moreira destacou que, embora algumas modificações suprimem certas atividades do sindicato, visando enfraquecer suas ações, não adianta as empresas acharem que o sindicato já está “morto”. Conforme o presidente, “o sindicato continua sendo o representante legal dos trabalhadores e desta forma, não deixará de representar os trabalhadores da categoria”.
Para finalizar, Moreira lembrou a todos que o Sintiapp é um sindicato com mais de 50 anos de atividade sindical e que, em nenhum momento de sua história, foi uma entidade apenas arrecadadora, tendo como princípio reverter em forma de prestação de serviços aos trabalhadores as contribuições recebidas.
“Temos consciência de nossa função e de que os recursos do sindicato são dos trabalhadores. Portanto, um dos nossos objetivos, além das ações sindicais para defender os direitos trabalhistas e sociais dos trabalhadores, é prestar serviços por meio de convênios, serviços jurídicos, administrativos e oferecer espaços de lazer e entretenimento como temos em Presidente Prudente e, em breve, teremos aqui no Balneário de Rancharia com o nosso Centro de Lazer e Recreação”.


Rua Lauro Queiroz, 281
Vila Comercial Pres. Pruente / SP
© 2020 Sindicato da Alimentação. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Prudente Empresas